segunda-feira, 19 de julho de 2010

Mudança, atitude de Cristão!

Mudança, atitude de cristão!

- Evangelho de Lucas 19:1a10 -

Amaury Andrade

Quando lemos a Bíblia, sempre nos depararemos com a palavra Mudança. Em Lucas 19, versos de 1 a 10, podemos entender um pouco mais sobre a “Mudança” na vida do cristão. Zaqueu, o pequeno, tomou decisão de mudar! Quem foi Zaqueu? Ele era um dos cobradores de impostos do governo de Roma, ou seja, um publicano. Zaqueu era terrivelmente odiado por seus companheiros e irmãos judeus. Zaqueu fazia uso de sua autoridade e cobrava altos impostos de seu próprio povo, além de extorsão e roubo. Imaginem só um encontro de “titãs”: Zaqueu e o “jovem rico”. Certamente, o publicano em questão, deve tê-lo extorquido e/ou roubado bastante. Mas a moral duvidosa de Zaqueu não é o ponto principal desta meditação, mas faz-se necessária sua citação para se poder extrair umas poucas conclusões:

a) Zaqueu demonstrava insatisfação com o seu “modus vivendi”- modo de vida. Era bastante rico, possuía bens, boa família, mas de seu interior exalava frustração. Não será rejeição? O autor narra o texto de forma a nos levar a refletir que aquele publicano havia parado para fazer um profundo auto-exame. Hoje, se olharmos ao nosso redor, podemos perceber inúmeras pessoas que compartilham do conflito de Zaqueu. Servos e servas de Deus tomando medicação ansiolítica diariamente para aplacar sua ansiedade, vivendo os dias de Zaqueu e imaginando como ele: Tenho muito dinheiro, mas tenho paz interior?

b) Zaqueu desejou revestir-se do novo (do Renovo) em sua vida. Pobres e necessitados de quem este ainda publicano cobrava impostos, deveriam lhe dizer que já não dispunham de dinheiro, mas suas vidas não eram mais as mesmas, pois haviam encontrado a Jesus. Deviam, também, tê-lo encorajado a fazer o mesmo, pois eram felizes mesmo sem possuir sua riqueza. A felicidade realmente não estava estampada no rosto de Zaqueu!

c) Zaqueu não tomou uma decisão, mas “a decisão” de sua vida! Após ouvir que o Senhor iria pousar em sua casa, algo lhe aconteceu. Esta experiência o “pequeno homem” jamais havia tido. A alegria do Senhor agora enchia o seu interior. Já em sua casa, ele comunica a Jesus a sua decisão de mudança de comportamento e resgate de sua moral. Zaqueu agora desejava ser diferente, ser visto de forma diferente pelo seu povo. Então toma decisão de restituir tudo aquilo que roubou e extorquiu, além de fazer uma doação de metade da sua riqueza. Como Abraão, renunciou àquilo que o impedia de ter um coração totalmente em Deus. Agora ele seria feliz! Na contra-mão disto, as reações de Abraão e Zaqueu contrastam dramaticamente com o que acontecera talvez, apenas alguns dias ou horas antes, quando Jesus se encontrara com o "jovem rico" (Lucas 18.18-25). Naquela ocasião, a riqueza do jovem lhe era uma pedra de tropeço e se interpunha entre ele e seu compromisso com Cristo como Senhor. Jesus comentara: "Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!" (v. 24).

Jesus diz: Zaqueu, hoje sobre tua casa veio a Salvação! A partir deste dia de confronto, sua vida não mais seria a mesma. Estamos todos dispostos a tomar decisão semelhante? Estamos com os ouvidos afinados para ouvir a voz do Senhor e obedecê-la? Como estão as nossas vidas? Estamos plenamente satisfeitos com ela? Como temos vivido? Temos preferido a religiosidade? Temos nos empenhado na construção de “carreiras espirituais”? Temos preferido construir nosso “reino” ao de Deus?

A Palavra do Senhor diz que se alguém está em Cristo, nova criatura é. Desfruta de vida nova! Muitos cristãos estão dentro das igrejas há anos, mas ainda não “mudaram”, não se deixaram transformar pelo poder do Senhor. Alguns têm o desejo de mudar, mas ainda estão presos a algo que realmente julgam bastante importante e não desejam abrir mão disto.

Se você leu e entendeu o que leu, e após analisar sua vida, chegou à conclusão de que não está bem ou vive conflito semelhante ao de Zaqueu, você pode tomar inúmeras decisões..., mas a melhor será se optar por Mudar. Jesus Cristo espera isto de você e de mim. Esta atitude racional pode lhe dar bastante felicidade. Optar por obedecer a Jesus é optar pela Vida e vida abundante!

Existem muitas pessoas infelizes e outras que ainda alimentam mágoas, inveja, competição dentro e fora da Igreja. Infelizmente, todas presas, pois nunca desejaram libertar-se disto. Muitas outras “vivem” suas vidas ainda presas a muitos pecados que têm acabado lenta e silenciosamente com suas vidas, além de afastá-las de Deus. Se você não encontra-se bem, decida-se, mude! Zaqueu respirou o ar da mudança, buscou o Renovo de forças e motivação para sua vida, Jesus Cristo. Não desperdice mais esta oportunidade. Ouça como Zaqueu: Hoje a salvação veio sobre tua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário